Nucleo da Caneca ... o Blog que Faltava !

Pelo Sporting e pelos Copos...

sexta-feira, setembro 30, 2005

HORROR SHOW !

O Sporting foi eliminado por uma equipa sem pingo de classe. Técnico e jogadores deviam ter vergonha do que fizeram. Portugal não merecia isto...

O Sporting fez ontem uma demonstração de falta de classe, brio profissional e irresponsabilidade competitiva como há muito não se via. A derrota frente ao Halmstads é ainda mais grave do que a ocorrida no Alvalade XXI quando os leões foram também arredados da Taça UEFA após humilhantes 0-3 com o Gençlerbirligi na era de Fernando Santos.

A vergonha de ontem aconteceu frente a uma equipa medíocre, com meia dúzia de jogadores de futebol. Os suecos tiveram apenas vontade de ganhar. O Sporting não teve nada. Nem jogadores, nem treinador, nada. Um zero absoluto. Difícil perceber a exibição, as opções, o que leva a um descalabro tão grande. A derrota não aconteceu por acaso. O Halmstads foi a melhor equipa, a que mais jogou, que mais oportunidades teve, a única que mereceu vencer.

Mal

Peseiro, esse, voltou a faltar ao prometido. Anunciara melhorias em relação ao encontro frente ao Vitória de Setúbal. Viram-se. O técnico decidiu continuar a inventar e apostou, pela primeira vez esta época, num claro 4x3x3. A equipa perdeu rotinas, ideias, automatismos, tudo. Pode dizer-se que este Sporting foi ainda pior do que o do início da época passada, quando Peseiro ainda dava os primeiros passos em Alvalade. Ontem saiu de gatas.

O técnico perdeu em todas as frentes. Castigou Liedson e perdeu o jogo. Mudou de esquema táctico e a equipa foi uma sombra de si própria, mexeu na defesa e as barracas foram mais do que muitas. Atenção! Os leões nunca foram a melhor equipa. Nem na primeira, nem na segunda parte. No prolongamento nem se fala. O técnico nunca soube responder ao descalabro. Podia ter rectificado o esquema. Não o fez.

Podia ter fortalecido o meio-campo. Não o fez. E na altura de apostar no ataque tirou Deivid (?) e meteu Pinilla. Para se perceber a desorientação que ia naquele banco, quando foi o último golo sueco quem ia entrar era Tonel. Num jogo em casa com uma equipa da terceira divisão europeia! Saltou Varela lá para dentro, como se um miúdo de 20 anos vindo do Casa Pia pudesse fazer milagres.

O mais preocupante no meio de todo o descalabro, para além de Peseiro já ter hipotecado dois dos quatro objectivos da época – Liga dos Campeões e Taça UEFA já eram... – é que não se percebe para onde caminha o futebol do Sporting. Ontem Paíto, João Alves e Luís Loureiro, entre outros, acusaram imenso o peso da camisola.

O que pensar hoje do saneamento feito pelo técnico e pela SAD a jogadores como Rui Jorge, Pedro Barbosa ou da venda de Rochemback? Seria este o mesmo Sporting? A falta de classe dos leões seria a mesma assente na estrutura da época passada? É que ontem até Moutinho pareceu um jogador vulgar. Terá valido a pena a dispensa de Roca por 2,5 milhões de euros gastos no mesmo dia em 50 por cento do passe do médio bracarense?

Outro dado a reter. A falta de capacidade atlética da equipa. Apesar de terem sofrido horrores com o calor de Lisboa, os suecos foram sempre mais rápidos e mais fortes. Será inteligente o Sporting não ter preparador físico? A dispensa de João Aroso é difícil de entender.

No final os adeptos estavam loucos de raiva. Foi pedida a demissão do técnico. O espaço de manobra deste é diminuto. A exibição de ontem foi má demais. Mas atenção, os jogadores também deviam ter feito muito mais. Eram eles que estavam lá dentro e não Peseiro. E o Paços de Ferreira é já a seguir. É mesmo já a seguir...

Autor: BERNARDO RIBEIRO

INFORMAÇÃO COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DE Record

_________________________________________________

0 Comentários da Caneca:

Enviar um comentário

<< Home